Processo de construção de um instrumento de monitorização da adaptação das mulheres ao cancro da mama

Autores

  • Luis Miguel Ferreira Escola Superior Enfermagem do Porto, Porto
  • Célia Santos Escola Superior Enfermagem do Porto, Porto
  • Filipe Pereira Escola Superior Enfermagem do Porto, Porto

Palavras-chave:

Adaptação, indicadores de resultado, cancro da mama, enfermagem

Resumo

A doença oncológica constitui um contexto aversivo, stressor, ao qual a pessoa reage na tentativa de reparar a relação perturbada entre si e o meio, desencadeando um processo de adaptação. A monitorização da adaptação das doentes ao longo da transição saúde/doença, com recurso a indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem, potenciará o delineamento de terapêuticas de enfermagem eficazes e eficientes, com repercussões na melhoria dos cuidados. Partimos para a construção de um instrumento de medida devido à inexistência uma escala que avalie o constructo adaptação, focada no resultado.

Objetivo: Descrever a segunda parte do processo de construção de uma escala que tem como objetivo avaliar a adaptação das mulheres ao cancro da mama e que seja sensível aos cuidados de enfermagem.

Metodologia: Abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa. O processo de construção decorreu ao longo de seis etapas, das quais cinco já foram descritas em artigo prévio: revisão da literatura; entrevistas a pessoas com cancro da mama que pertencem a um grupo de autoajuda, seleção de indicadores de resultado, sensíveis aos cuidados de enfermagem, nos termos descritos
na NOC; leitura crítica das ligações das classificações da NANDA e da NOC; análise por painel de peritos. Neste artigo descreve-se a sexta etapa de construção do instrumento que especifica a realização de um survey nos Institutos de Oncologia Nacionais.

Resultados: O resultado deste estudo culminou numa escala denominada “Instrumento de monitorização da adaptação da mulher ao cancro da mama”, constituída por 35 indicadores de resultado.

Discussão: No processo de construção da escala constata-se a multidimensionalidade do constructo “adaptação”. Tendo por base a NOC, verifica-se que o instrumento de medida agrega 18 domínios que se desdobram em 35 itens que correspondem aos indicadores de resultado sensíveis aos cuidados de enfermagem.

Conclusão: Descrevemos a última parte do processo de construção de um instrumento de medida que pretende avaliar o resultado da adaptação da mulher ao cancro da mama, e que assegura a sua validade de conteúdo. O instrumento pode constituir um contributo com utilidade clínica, possibilitando que o enfermeiro monitorize o resultado das suas intervenções com vista a uma transição saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, L., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.

Antoni, M. H. (2013). Psychosocial intervention effects on adaptation, disease course and biobehavioral processes in cancer. Brain, Behavior, and Immunity, p. S88 S98.

Arving, C., Sjödén, P., Bergh, J., Hellbom, M., Johansson, B., Glimelius, B., & Brandberg, Y. (2007). Individual Psychosocial Support for Breast Cancer Patients - A Randomized Study of Nurse Versus Psychologist Interventions and Standard Care. Cancer Nursing, 30(3).

Basto, M. (2009). Investigaçao sobre o cuidar de enfermagem e a cosntrução da disciplina. Pensar Enfermagem, 13(2), pp. 11-18.

Branco, R. (2010). Adaptation: A multi-dimensional concept? Adaptação. Adaptation (pp. 98-103). Vila Real: Instituto Internacional Casa de Mateus.

Brennan, J. (2001). Adjustment to cancer - Coping or personal transition? Psycho-Oncology, 10, pp. 1-18.

Damásio, A. (1999). O Erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano (19º ed.). Mem Martins: Publicações Europa-América.

Fortin, M. (2009). Fundamento e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta.

Goossen, W. (2000). Towards strategic use of nursing information in the Netherlands. Groningen: CIP - Gegevens Koninklijke Bibliotheek

Den Haag.

International Council of Nurses. (2007). ICN Position Statement on Nursing Research. Genebra: ICN.

Izard, C. (1991). The Psychology of emotions. . New York: Plenum Press.

Johnson, M., Buleachek, G., Butcher, H., Dochterman, J., Maas, M., & Swanson, E. (2006). Ligações entre NANDA, NOC e NIC Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

LeDoux, J. (2000). O Cérebro emocional: as misteriosas estruturas da vida emocional. Cascais: Pergaminho.

Liga Portuguesa Contra o Cancro. (2014). O Cancro da Mama. Obtido em 2 de Setembro de 2014, de Web site de Liga Portuguesa Contra o

Cancro: http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=14

Maluf, M., Mori, L., & Barros, A. (2005). O impacto psicológico do câncer de mama. Revista Brasileira de Cancerologia, 51 (2), pp. 149 - 154.

Matos, P., & Pereira, M. (2002). Áreas de intervenção na doença oncológica. Em P. M., & C. Lopes, O doente oncológico e sua família

(pp. 15-25). Lisboa: Climepsi.

Meleis, A. (2010). Transitions theory. New York: Springer Publishing Company.

Meleis, A., & Trangenstein, P. (1994). Facilitating Transitions: redefinition of the nursing mission. Nursing Outlook, pp. 255-259.

Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M., & Swanson, E. (2010). NOC Classificação dos Resultados de Enfermagem (4ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Moreira, H., & Canavarro, M. (2009). Qualidade de Vida e perturbação Emocional no Cancro da Mama. Um Estudo Longitudinal

sobre a Qualidade de Vida e Perturbação Emocional Durante o Percurso do Cancro da Mama. Saúde Mental, 11(6), 11 - 24.

OE. (2012). Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Enquadramento Conceptual Enunciados Descritivos. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.

Pereira, F. (2009). INFORMAÇÃO E QUALIDADE do Exercício profissional dos enfermeiros (1ª ed.). Coimbra: Formasau.

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico (1º ed.). Lisboa: Lidel.

Polit, D. F., Beck, C. T., & Hungler, B. P. (2004). Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem : métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed.

Ribeiro, J. (2010). Saúde, Metodologia de Investigação em Psicologia da (3ª ed.). Porto: Legis .

Roy, C., & Andrews, H. (2001). Teoria da Enfermagem. O Modelo de Adaptação de Roy. Lisboa: Instituto Piaget.

Serra, A. (2000). Construção de uma escala para avaliar a vulnerabilidade ao stress: 23 QVS. Psiquiatria Clínica, 21(4), 279 - 308.

Simonet, G. (2010). The concept of adaptation: interdisciplinary scope and involvement in climate change. S.A.P.I.E.N.S., 3(1), 1-9.

Sousa, P. (2006). Sistemas de partilha de informação de enfermagem entre contextos de cuidados de saúde: um modelo explicativo. Coimbra: Formasau.

Vieira, M. (2009). Ser Enfermeiro (2 ed.). Lisboa: Universidade Católica Editora Unipessoal, Lda.

Villoria, M. (2002). Relación entre percepción de control y adaptación a la enfermedad en pacientes con cáncer de mama. Tesis Doctoral. Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Psicologia de l’Educació.

Downloads

Publicado

02-07-2014

Como Citar

1.
Miguel Ferreira L, Santos C, Pereira F. Processo de construção de um instrumento de monitorização da adaptação das mulheres ao cancro da mama. journal [Internet]. 2 de Julho de 2014 [citado 28 de Março de 2024];(27):28-35. Disponível em: https://onco.news/index.php/journal/article/view/134

Edição

Secção

Artigos de Investigação