Política de Dados de Investigação

1. Definição dos dados de investigação

A política aplica-se aos dados de investigação necessários para verificar os resultados da investigação relatados nos trabalhos submetidos à revista Onco.News. Os dados da investigação incluem dados produzidos pelos autores ("dados primários") e dados de outras fontes que são analisados pelos autores (“dados secundários"). Os dados de investigação incluem qualquer material utilizado para produzir os resultados em formato digital e não digital. Isto inclui dados tabulares, código, imagens, áudio, documentos, vídeo, mapas, dados brutos e/ou processados. 

 

2. Exceções na política 

Esta política apenas abrange os dados de investigação que são necessários para verificar os resultados publicados. A política não exige a partilha pública de dados quantitativos ou qualitativos que possam identificar um participante na investigação ("dados pessoais"), a menos que os participantes o tenham consentido. A política também não exige a partilha pública de outros dados sensíveis. As alternativas à partilha pública de dados sensíveis ou pessoais incluem:

  • Depósito dos dados de investigação em repositórios de acesso controlado; 
  • Anonimização ou desidentificação de dados antes da sua partilha pública; 
  • Apenas partilha de metadados sobre os dados da investigação; 
  • Indicar os procedimentos de acesso aos dados de investigação no trabalho submetido e gerir os pedidos de acesso aos dados de outros investigadores. 

 

3. Períodos de embargo 

São permitidos embargos à partilha de dados.

 

4. Materiais adicionais 

A partilha de dados como ficheiros de informação complementar é desencorajada.

 

5. Repositórios de dados 

Recomenda-se o depósito dos dados num repositório de dados com um plano de preservação e com o registo de identificadores persistentes. Recomenda-se a utilização do portal re3data.org para encontrar um repositório de dados ajustado ou usar um repositório generalista como o Zenodo.

 

6. Citação de dados de investigação 

A revista Onco.News encoraja os autores a citarem quaisquer dados de investigação disponíveis ao público na sua lista de referências. Deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos. O DOI, outro identificador persistente ou o URL também devem ser fornecidos quando aplicável.



7. Licença de dados de investigação 

A revista Onco.News encoraja a disponibilização de dados de investigação ao abrigo de licenças abertas (exemplo: Licenças Creative Commons)  que permitam a sua livre reutilização. A revista não reivindica direitos de autor sobre os dados de investigação.

 

 8. Suporte aos autores, investigadores 

As perguntas sobre o cumprimento desta política devem ser enviadas para geral@dmpublish.com.

 

9. Declaração de disponibilidade dos dados 

A revista Onco.News encoraja os autores a incluir, em artigos que reportam resultados derivados de dados de investigação, uma Declaração de Disponibilidade de Dados. A Declaração de Disponibilidade de Dados deve incluir informação sobre onde se podem encontrar os dados de apoio aos resultados reportados no artigo, incluindo, quando aplicável, hiperligações para os conjuntos de dados, analisados ou gerados durante o estudo. Quando os dados da investigação não estiverem publicamente disponíveis, tal deve ser declarado no manuscrito, juntamente com as condições de acesso aos dados. A Declaração de disponibilidade dos dados de investigação deve assumir uma das seguintes formas (ou uma combinação de mais do que uma, se necessário, para múltiplos tipos de dados de investigação): 

- Os conjuntos de dados gerados e/ou analisados durante o estudo em curso estão disponíveis no repositório [NOME], [LINK PERSISTENTE].

- Os conjuntos de dados gerados e/ou analisados durante o presente estudo não estão disponíveis ao público devido [RAZÃO POR QUE OS DADOS NÃO SÃO PÚBLICOS], mas estão disponíveis junto do autor correspondente mediante pedido razoável.

- Os conjuntos de dados gerados e/ou analisados durante o estudo em curso estão disponíveis junto do autor correspondente, mediante pedido razoável. 

- A partilha de dados não se aplica a este artigo uma vez que não foram gerados ou analisados conjuntos de dados durante o estudo em curso. 

- Todos os dados gerados ou analisados durante este estudo estão incluídos neste artigo publicado [e nos seus ficheiros de informação complementar]. 

- Os dados que apoiam os resultados deste estudo estão disponíveis em [nome de terceiros] mas aplicam-se restrições à disponibilidade destes dados, que foram utilizados sob licença para o estudo em curso, pelo que não estão disponíveis ao público. No entanto, os dados são disponibilizados pelos autores mediante pedido razoável e com a permissão de [nome de terceiros].

Nota: Esta política segue a orientação do Toolkit de Política de Dados para Editoras e Revistas Científicas, do projeto PUB IN, disponível aqui: https://www.pubin.pt/apoio/toolkit-de-politicas-de-dados-para-editoras-e-revistas-cientificas/?seq_no=2