Validação do conteúdo da Guideline de ensino a pacientes em quimioterapia e seus familiares
DOI:
https://doi.org/10.31877/on.2008.07.03Palavras-chave:
enfermagem oncológica, comunicação, educação em saúde, guidelineResumo
Trata-se da validação do conteúdo e da compreensão do instrumento de comunicação escrita “Validação do conteúdo da guideline de ensino a pacientes em quimioterapia e seus Familiares”. Foram contactados 3 cuidadores no Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso / GRENDACC (Grupo em defesa a criança com cancro), localizado em Jundiaí – SP. Os dados foram colhidos por meio de um instrumento com nove questões semi-estruturadas, e uma aberta para sugestões. A análise dos dados possibilitou avaliar os tópicos da guideline considerados satisfatórios e quais necessitavam ser reformulados. As respostas da questão aberta foram criteriosamente lidas e seus núcleos de significados foram identificados, classificados e incorporados na guideline, segundo o contributo para a melhoria do seu conteúdo. Pretende-se utilizar a guideline como material útil que subsidie informações verbais fornecidas na prática diária.
Downloads
Referências
Leite VBE, Faro ACM. O cuidar do enfermeiro especialista em reabilitação físico-motora. Rev Esc Enferm USP. 2005;39(1) : 92-6.
Carvalho GPC, Leone LP, Brunetto AL. O Cuidado de Enfermagem em Oncologia Pediátrica. Revista da Sociedade Brasileira em
Cancerologia. 2006;11.
Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2005;5(13) : 1-5.
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Costa JC. Crianças/adolescentes em quimioterapia ambulatorial: implicações para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2002;3(10) : 321-33.
Fonseca LMM, Schochi CGS, Rocha SMM, Leite AM. Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro.
Rev Latino-am Enfermagem. 2004;12 (1) : 65-75.
SILVA LMG. Breve reflexão sobre autocuidado no planejamento de lata hospitalar pós transplante de medula óssea (TMO): relato de caso.
Rev Latino-am Enfermagem. 2001;4(9) : 75-82.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Patrícia Sanches Salles, Rosiani de Cássia Boamorte Ribeiro Castro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.