Processo de construção de um programa psicoeducativo em oncologia segundo as intervenções complexas: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Otília Barreto Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Madeira
  • Adriana Henriques Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa

Palavras-chave:

Programa Psicoeducativo, intervenções de enfermagem, enfermagem oncológica

Resumo

A situação de doença oncológica constitui um acontecimento causador de uma elevada carga emotiva. Tanto a pessoa com doença oncológica como também os membros da família estão sujeitos a um grande stress emocional. Muitos doentes e suas famílias procuram nos enfermeiros conforto, apoio e informação acerca da evolução do seu familiar. A partir da primeira revisão sistemática de literatura que realizamos sobre o contributo dos grupos de apoio para a pessoa adulta com doença oncológica e sua família, sentimos a necessidade de identificar as intervenções psicoeducativas existentes no âmbito do apoio à pessoa/família com doença oncológica.
Tem como objetivo conhecer a evidência científica sobre as intervenções psicoeducativas destinadas à pessoa adulta com doença oncológica e sua família, de modo a construir um programa de intervenção psicoeducativo.
A partir da questão PI[C]O, foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em bases de dados eletrónica. Esta pesquisa foi efectuada nos meses de outubro a dezembro de 2014. Desta pesquisa foram seleccionados quatro artigos que preenchiam os critérios previamente definidos.
Os resultados permitem conhecer a efectividade dos programas de intervenção psicoeducativos e os seus componentes. As intervenções desenvolvidas são maioritariamente de aconselhamento, de terapia cognitivo-comportamental, de suporte emocional e de educação. Os conteúdos dos programas integram a transmissão de informação acerca da doença, a gestão das emoções, a gestão dos sintomas e as relações familiares. Estes resultados vão servir de base ao desenvolvimento de um programa de
intervenção psicoeducativo em oncologia no âmbito da tese de doutoramento em enfermagem - Cuidar da Pessoa Adulta com doença oncológica e a sua família: Avaliação de um programa psicoeducativo.
Como conclusões, os programas identificados e os seus componentes parecem ser pertinentes, já que encontramos ganhos em saúde nas pessoas que deles participaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahlberg, K. & Nordner, A. (2006) - The importance of participation in support groups for women with ovarian cancer. Oncology Nursing

Forum. Vol 33 (4), 53- 61.

Gonçalves, A. C. R. (2010) - A revelação do diagnóstico de cancro e as repercussões na vida quotidiana da pessoa. Contributo para a

intervenção de enfermagem. Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem. Universidade do Porto. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Pitceathly, C., Maguire, P., Fletcher, I., Parle, M., Tomenson, B. & Creed, F. (janeiro 2009) - Can a brief psychological intervention prevent anxiety or depressive disorders in cancer patients? Arandomised controlled trial. Annals of Oncology 20, 928-934.

Richards, D. & Hallberg, I. (2015) - Complex Interventions in Health; An overview of reserch methods. New York: Routledge.

Salci, M.; Marcon, S. – Enfrentamento do Cancer em Família. Texto Contexto Enfermagem. 20 (2011) 178-186.

Santos, C.– Representação cognitiva e emocional, estratégias de coping e qualidade de vida no doente oncológico e família. Dissertação para obtenção do grau de Doutor em Psicologia. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003).

Sousa, L. (2007) - Sobre... vivendo com cancro: o doente oncológico e a sua família. Cadernos climepsi de saúde. Lisboa: Climepsi editores.

Souza, J. & Araújo, T. (abril/junho 2010) - Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia. Estudos de Psicologia 27(2), 187-196. Campinas.

The Joanne Briggs Institute (2014) – Joanna Briggs Institute Reviewers´ Manual 2014 Edition. Austrália.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

1.
Barreto O, Henriques A. Processo de construção de um programa psicoeducativo em oncologia segundo as intervenções complexas: uma revisão sistemática da literatura. journal [Internet]. 10 de Março de 2016 [citado 29 de Março de 2024];(32):18-22. Disponível em: https://onco.news/index.php/journal/article/view/100

Edição

Secção

Artigos de Revisão