Papel da equipa de enfermagem na consulta multidisciplinar a doentes com neoplasias mieloproliferativas

Autores

  • Juan Sánchez Hospital de Dia de Oncologia; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Hospital de S. Francisco Xavier
  • Claudia Ricou Hospital de Dia de Oncologia; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Hospital de S. Francisco
  • Sandra Ponte Hospital de Dia de Oncologia; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Hospital de S. Francisco Xavier

Palavras-chave:

Enfermagem, Neoplasia mieloproliferativa, Consulta multidisciplinar

Resumo

As Neoplasias Mieloproliferativas Cromossoma Philadelphia Negativo (NPM Ph¯) são um grupo de doenças hematológicas crónicas de percurso e evolução heterogénea, tratadas com terapêutica oral e com grande impacto na qualidade de vida dos doentes.

As orientações internacionais recomendam que os doentes submetidos a novos fármacos de tratamentos orais, complexos e de longa duração, sejam seguidos por equipas multidisciplinares que promovam a literacia e capacitação do doente e sua família para uma eficiente gestão e adesão ao regime terapêutico.

Com a tradução e validação para a língua portuguesa de uma ferramenta de auto-avaliação de carga sintomática recomendada por Guidelines Internacionais (MPN-SAF TSS; MPN10) tornou-se possível a integração das intervenções de enfermagem no circuito tradicional do doente com Neoplasia Mieloproliferativa (NMP) na nossa instituição, surgindo assim uma consulta multidisciplinar (médico, farmacêutico e enfermeiro) como medida estratégica na promoção de uma melhor gestão e adesão ao regime terapêutico, pois permitiu abordar os doentes de forma inovadora, com maior humanização na prestação de cuidados hospitalares com as três classes profissionais intervenientes no circuito do doente. Desta forma, a Consulta Multidisciplinar permitiu-nos otimizar a colheita de dados, analisar os conhecimentos e necessidades do doente e capacitá-lo no sentido de desenvolver parcerias de cuidados através de um plano terapêutico integrado e de excelência, centrado no doente.

Temos como finalidade ,com a publicação deste artigo, divulgar a importância do papel do enfermeiro no acompanhamento dos doentes com NPM Ph¯ no contexto de uma consulta multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A., Macedo, A.; Afonso, C., Trindade M. C., Pinto Vaz, C., Montalvão, A. … Guerra, I. (2016). Tradução e validação linguística da ferramenta MPN10 para graduação de sintomas em doentes com Neoplasias Mieloproliferativas em Portugal. Resumo da Reunião Anual da SPH. Espinho. Novembro de 2016. Portugal.

Daniel A. Arber, Attilio Orazi, Robert Hasserjian, J¨urgen Thiele, Michael J. Borowitz, Michelle M. Le Beau,…James W. Vardiman (2016). The 2016 revision to the World Health Organization classification of myeloid neoplasms and acute leukemia. Blood, 19 may 2016, volume 127, number 20.

Mesa R, Jamieson C, Bhatia R, Deininger MW, Gerds AT, Gojo I, … Sundar H. (2016). Myeloproliferative Neoplasms, Version 2.2017, NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology. J Natl Compr Canc Netw. 2016 Dec;14 (12):1572-1611. PubMed PMID: 27956542.

Ordem dos Enfermeiros (2009). Estabelecer parcerias com os indivíduos e famílias para promover a adesão ao tratamento – Catálogo da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®). Acedido em 10 julho de 2018, em https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/publicacoes/Documents/CIPE_AdesaoTratamento.pdf

Organização Mundial de Saúde (2003). Adherence to long-term therapies: Evidence for action. Acedido em 10 junho de 2018, em http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42682/9241545992.pdf?sequence=1.

Pereira, E.; Valério, E.; Caeiro, M.; Ponte, S.; Frias, S.; Rocha, A.; Sanchez, J.; Ricou, C.; Duarte, M. (2018). Guia de apoio para avaliação de sintomalogia em doentes com síndromes mieloproliferativos através da aplicação da escala MPN-10. ON 2018, 36; Junho 2018; On-line

publication: Junho 2018.

Downloads

Publicado

15-06-2019

Como Citar

1.
Sánchez J, Ricou C, Ponte S. Papel da equipa de enfermagem na consulta multidisciplinar a doentes com neoplasias mieloproliferativas. journal [Internet]. 15 de Junho de 2019 [citado 26 de Abril de 2024];(38):24-8. Disponível em: https://onco.news/index.php/journal/article/view/47

Edição

Secção

Artigos de Investigação