Que informação deve ser fornecida pelos enfermeiros aos pacientes sobre a radioterapia e seus efeitos secundários
DOI:
https://doi.org/10.31877/on.2009.10.02Palavras-chave:
Radioterapia, efeitos secundários da radioterapia, cuidados de enfermagem, ensinos ao pacienteResumo
Este trabalho pretende responder à seguinte questão: que informação deve ser fornecida pelo enfermeiro da unidade de enfermagem sobre a radioterapia e seus efeitos secundários aos pacientes que vão ser submetidos ao tratamento?
Realizou-se um estudo de paradigma quantitativo, tipo exploratório descritivo. A amostra, não probabilística, de conveniência ou acidental foi constituída por 26 enfermeiros da área da prestação de cuidados, que voluntariamente participaram no estudo. O instrumento de colheita de dados foi um questionário.
Conclui-se que a informação actualmente fornecida ao paciente é insuficiente. Mais e melhor informação ajudaria o paciente a compreender o tratamento de Radioterapia, sendo os enfermeiros responsáveis pela informação e ensino.
Downloads
Referências
Instituto Nacional de Câncer (2007). Radioterapia. Obtido de Instituto Nacional de Câncer: www.inca.gov.br/conteudo_view.
asp?id=483.
Otto, S. E. (2000). Enfermagem em Oncologia (3ª ed.) Lisboa: Lusociência.
National Cancer Institute. (2005). Complicaciones orales de la quimioterapia y la radioterapia a la cabeza y cuella (PDQ®). Obtido
de Cancer.gov: www.cancer.gov/espanol/pdq/cuidados-medicos-apoyo/complicaorales.htm
Nicolau Espadinha, A. M. (2000). Contribuição dos factores psicológicos e de personalidade no ajustamento emocional e na qualidade de vida do paciente oncológico em tratamento de Radioterapia. Dissertação do Mestrado, Universidade Aberta , pp. 40-57.
Corney, R., & al], [ (2000). O desenvolvimento das perícias de comunicação e aconselhamento em medicina. (2ª ed.). Lisboa: Climepsi Editores, pp. 4 8,104.
Regateiro, F. J., & al], [. (2004). Enfermagem Oncológica (1ª ed.). Coimbra: Sinais Vitais, pp.75-76.
Benner, P (2001). De iniciado a perito (2ª ed.). Quarteto.
Ordem dos Enfermeiros. (2001). Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: Enquadramento Conceptual; Enunciados descritivos. Conselho de Enfermagem.
Código Deontológico DL 104/98 Art.º 84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Maria Mercedes Gudiño Aguilera
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.