A perceção de autoeficácia do membro da família prestador de cuidados no processo de tomar conta de um doente com cancro coloretal

Autores

  • Cristina FC Sousa Pinto Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto
  • Filipe Pereira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto
  • Lúcio Lara Santos Clínica de Patologia Digestiva do Instituto Português de Oncologia - Porto, Porto
  • Fátima Teixeira Clínica de Patologia Digestiva do Instituto Português de Oncologia - Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.31877/on.2014.26.03

Palavras-chave:

familiar cuidador, perceção de autoeficácia, cancro coloretal

Resumo

Objetivo: Descrever a evolução da perceção de Autoeficácia do membro da família prestador de cuidados (MFPC) face ao processo de tomar conta de um doente com cancro coloretal. Métodos: Estudo prospetivo longitudinal, onde foram avaliados MFPC de doentes com cancro coloretal em tratamento curativo ou paliativo. Os participantes foram avaliados em três momentos distintos; no início do percurso terapêutico (M1); três meses após (M2) e seis meses após (M3). Em M1 foram avaliados 41 cuidadores, em M2 88 cuidadores e em M3 98 cuidadores. Resultados: Os MFPC dos doentes com cancro coloretal da amostra foram na sua maioria mulheres, casadas e reformadas, com um nível de escolaridade baixo. Ao longo do tempo estes MFPC apresentaram um nível de autoeficácia de “medianamente competentes” para a realização das atividades inerentes ao processo de tomar conta. Contudo na avaliação da perceção de autoeficácia face à dependência para tomar a medicação e cuidar da colostomia foram os domínios onde os cuidadores apresentam níveis mais baixos de perceção de autoeficácia. Ao avaliarmos a perceção de autoeficácia em função dos processos de cuidar, os cuidadores percecionam menos competência para “trabalhar com a pessoa dependente” e “negociar com os serviços de saúde”. Os MFPC que percecionam maior autoeficácia ao longo do tempo e face ao processo de tomar conta do doente dependente com cancro coloretal tendem a ser os que cuidam de doentes menos dependentes, que utilizam mais recursos, os que cuidam há mais tempo, os mais novos e com mais escolaridade. Conclusões: A avaliação da perceção de autoeficácia constitui um indicador importante para os enfermeiros na monitorização da transição para o exercício do papel de membro da família prestador de cuidados de um doente com cancro colorretal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bandura, A. (1989). Social Foundantions of Thought & action. American Psychologist, 44, pp. 1175-1184.

Bandura, A. (1993). Perceived Self-efficacy in cognitive Development and Functioning. (3ªed ed., Vol. 28). Educational Psychologist.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy. The exercice of control. New York: Freeman.

Bzuneck, J. A. (2006). A motivação do aluno: Contribuições da Psicologia Contemporanea. Petrópolis: Vozes.

Campos, J. (2008). Integração na familia de uma pessoa dependente no autocuidado - impacte da acção do enfermeiro no processo de transição. Dissertação de candidatura ao grau de Mestre pela Universidade Católica Portuguesa.

Cotrim, H. (2007). Impacto do Cancro colorectal no doentes e cuidadores/famlia: Implicações para o cuidar. Tese de Doutoramento em Ciências de Enfermagem pelo Instituo de Ciências Biomédicas Abel salazar, Porto.

Duque, H. (2009). O doente dependente no autocuidado - estudo sobre a avaliação e acção profissional dos enfermeiros. Tese de Mestrado em Enfermagem Avançada pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa., Porto.

Fletcher, B., Miaskowski, C., Given, B., & Schumacher, K. (2012). The Cancer family caregiving experience: An update and expanded conceptual model. European Journal of Oncolgy Nursing, 16, pp. 387-398.

Given, B., Given, C., & Kozachik, S. (2001). Family Support in Advanced Cancer. Cancer Journal Clinic, 51, pp. 213-231.

Given, B., Given, C., & Sherwood, P. (2008). What Knowledge and Skills do Caregivers need? Journal of Social Work Education, 44, pp. 115-123.

Given, B., Given, C., & Sherwood, P. (Março/Abril de 2012). Family and Caregiver Needs over the couse of the cancer Trajectory. The Journal of Supportive Oncology, 10. doi:10.1016/j.suponc.2011.10003.

Given, B., Jeons, S., Sherwood, P., & Rahbat, M. (2006). The imapct of providing symptom management assistence on caregiver reaction: Results of a randomized trial. journal of pain and symptom management, 32, pp. 433-442. doi:10.1016

ICN. (2011). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.

Imaginário, C. (2002). O idoso depeendente em contexto familiar. Coimbra: Formasau.

Lage, M. I. (2007). Avaliação dos cuidados aos idosos: estudo do impacte do cuidado no cuidador informal. Dissertação de Doutoramento em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto., Porto.

Leão, A. (2012). A perceção da autoeficácia dos membros da familia prestadores de cuidados após o internamento do familiar dependente. Dissertação apresentada à Escola Superior de Enfermagem do Porto para obtençãp do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirurgica.

Leite, P. (2012). Avaliação da perceção da autoeficácia do prestador de cuidados. Dissertação de Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica entregue à Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Martins, T. (2011). A dependência no autocuidado no seio das familias clássicas do Concelho de Lisboa: Abordagem exploratória à dimensão do fenómeno. Dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem Avançada apresentada ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa., Lisboa.

Matias, L. (2011). Tomar conta de dependentes em casa: estudo explloratório acerca dos recursos utilizados pelos membros da familia prestadores de cuidados no concelho de Lisboa. Dissertação apresentada ao Instituto da saúde da universidades Católoca Portuguesa para obtenção do grau de Mestre.

Meleis, A. (2010). Transitions theory: Middle-range and Situation-Specific. Teories in Nursing Research and Practice. New York: Springer Publishing Company.

Neves, S. P., & Faria, L. (2009). Auto-conceito e auto-eficácia: Semelhanças, Diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Socias, 6, pp. 206-218.

Northouse, L. L., Katapodi, M. C., Song, L., Zhang, L., & Mood, D. W. (Setembro/Outubro de 2010). Interventions With Family Caregivers of cancer patients: Meta-Analysis of randomized Trials. Cancer Journal of Clinicians, pp. 317-339. doi:10.3322/caa.20081

Pereira, F. (2007). Informação e Qualidade do Exercicio profissional dos Enfermeiros: Estudo Empirico sobre um resumo minimo de dados de enfermagem. Dissertação da tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Porto pelo Instituto de Ciências Biomédicas

de Abel Salazar.

Petronilho, F. (2013). A alta hospitalar do doentes dependente no autocuidado: Decisões, Destinos; padrões de assistência e de utilização de recursos. Estudo exploratório sobre o impacte nas transições do doente e no familiar cuidador. Dissertação de Doutoramento em Enfermagem pela Universidade de Lisboa.

Pinto, C. (2007). Cuidados prestados pelo cuidador informal. Como promover a sua proficiência? Dissertação para obtenção ao grau de mestre em oncologia entregue ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar pela Universidade do Porto.

Queirós, C. (2011). Avaliação da perceção da autoeficácia do membro da familia prestador de cuidados que cuida da pessoa dependente no concelho do Porto. Dissertação apresentada ao Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Avançada.

Schumacher, K., Bleidler, S., Beeber, A. S., & Gambino, P. (2006). A Transactional Model of Cancer family caregiving skill. Advances in Nursing Science, 29, pp. 271-286.

Schumacher, K., Stewart, B., Archold, P., Dodd, M., & Dibble, S. (2000). Family Caregiving Skill: Development of the concept. Research in Nursing & Health, 23, pp. 191-203.

Silva, A. P. (2007). “Enfermagem Avançada”: Um sentido para o desenvolvimento da profissão e da disciplina. Servir, pp. 11-20.

Silva, R. (2011). A dependencia no autocuidado nos seios das familias clássias no Concelho do Porto: Abordagem exploratória à dimensão do fenómeno. Dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem Avançada pelo instituto de Ciências da saúde da

Universidade católica Portuguesa., Lisboa.

Taylor, C. (2008). Supporting the carers of individuals affected by colorectal cancer. British Journal of Nursing , 17.

Zulkosky, K. (2009). Self-Efficacy: A Concept Analysis. Nursing Forum, 44.

Downloads

Publicado

17-03-2014

Como Citar

1.
FC Sousa Pinto C, Pereira F, Lara Santos L, Teixeira F. A perceção de autoeficácia do membro da família prestador de cuidados no processo de tomar conta de um doente com cancro coloretal. journal [Internet]. 17 de Março de 2014 [citado 24 de Abril de 2024];(26):21-30. Disponível em: https://onco.news/index.php/journal/article/view/154

Edição

Secção

Artigos de Investigação